quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Atividade 6



  • África- mãe de todo brasileiro
    30/09/2008
    Autor e Co-autor(es)
    Autor Grace Luciana Pereira
    SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo
    Estrutura Curricular
    Modalidade / Nível de Ensino
    Componente Curricular
    Tema
    Ensino Fundamental Inicial
    Língua Portuguesa
    Língua escrita: prática de produção de textos

    -->
    Dados da Aula
    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    Pesquisar sobre a influência das raízes africanas na cultura brasileira; Produzir textos com a temática da influência africana. Valorizar a história dos afros-descendentes que ajudaram e ajudam a construir a história da sociedade brasileira. Propiciar que os alunos aprendam a apresentar seminários de forma criativa.
    Duração das atividades
    Uma seqüência de atividades de 4 aulas
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    Conversar com os alunos sobre as diferentes etnias e suas contribuições. Identificar se os alunos conhecem alguma história de um herói ou heroína negro. Verificar quais conhecimentos resultantes da influência negra em nossa cultura.
    Estratégias e recursos da aula
    Orientações ao professor
  • Converse com os alunos sobre a importância de ser um ouvinte pró-ativo, ou seja, saber escutar e aprender sobre os procedimentos em relação aos recursos e também aos colegas, respeitando as diferentes manifestações. Ao mesmo tempo aluno deve formular questões mentais para serem debatidas no grupo. Assim até o silêncio é um momento de criação, elaboração e interação.
  • Estabeleca as diferenças de um trabalho em grupo colaborativo e de um trabalho ineficiente, para que todos possam contribuir no resultado da pesquisa e da elaboração dos dados.
  • Parta sempre de situações relatadas pelos alunos e faça a ponte entre o conteúdo abordado.
  • Em relação aos seminários, esclareça que todos devem participar e que a criatividade é um eixo, estimule os alunos a utilizarem diferentes linguagens para se expressarem.
  • Oriente os alunos a seguirem criteriosamente o processo de pesquisa, lembre-se uma boa metodologia evita que os alunos possam copiar os conteúdos sem elaboração. É essa tarefa é sua professor!


1ª Etapa


Utilize a animação
Palavras africanas

  • Debata com os alunos o conteúdo da animação.
  • Peça para que os alunos pesquisem palavras que sejam de influência africana em nossa língua . Para tal, deverá utilizar o editor de texto e salvar o arquivo com seu nome. Estabeleça uma forma padronizada de salvar, facilita a identificação, por exemplo, marcelo_pereira_tarefa1. O professor pode ficar responsável de ir construindo o dicionário coletivo de palavras.
  • Para estimular a criatividade textual, imprima as palavras, corte-as em tamanhos iguais, coloque-as em um saco e peça para o aluno sortear algumas palavras, pelo menos 4. O desafio consistirá em construir um texto que reúna criativamente as palavras.

Após a realização da atividade, peç a para os alunos trocarem os textos e verificarem se há alguma necessidade de correção das palavras, utilize o dicionário como orie ntador. (Peça para que cada aluno troque de micro com o colega para a correção).

2ª Etapa

  • Discuta sobre que heróis negros eles conhecem, e que na aula de leitura e pesquisa, eles irão descobrir outros heróis.
  • Peça para que os alunos sentarem em dupla e entrarem no site no site:http://www.acordacultura.org.br/main.asp?Team={D3BBB66E-3343-4311-ACA5-0FADF9A506BE}
    Este site apresenta algumas biografias de alguns heróis negros, cada aluno deverá escolher um desses heróis e preparar-se para contar a história dele para a classe. Os alunos poderão vir caracterizados para a apresentação, trabalhar com músicas, e o que mais desejarem. Incentive cada dupla a se esmerarem na preparação do seminário de seu herói, otimize os talentos de cada um, como poesia, canto, música, representação, etc. Para entregar ao professor, cada dupla irá escrever um texto justificando porque escolheu aquele herói.
    Finalize a semana contando a cada dia um conto africano, como fonte de pesquisa utilize: http://www.emack.com.br/sao/webquest/sp/2004/africa/processo.htm


Recursos Educacionais
Nome
Tipo
Palavras africanas
Vídeo


Recursos Complementares
Computador e internet. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11683/videomaiseducacaopalavrasafricanas.mpg http://www.emack.com.br/sao/webquest/sp/2004/africa/processo.htm http://www.acordacultura.org.br/main.asp?View={716826A6-8DAC-4709-BCC5-FCB2E7C500CE}


Avaliação
Verificar a ampliação de conhecimento em relação a origens de palavras provenientes da cultura africana. Identifique os avanços dos alunos em relação a valorização da contribuição africana. Ampliação de repertório de contos, e manifestações de interesses de conhecer outros contos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário